PROERD Forma estudantes da Costa Camaçari


Publicado em 11 de dezembro de 2018

Foi com muito entusiasmo que aproximadamente 600 estudantes participaram da Solenidade de Formatura da turma 2018.2 do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD). A cerimônia ocorreu na tarde desta segunda-feira (10/12), no Teatro Cidade do Saber. O programa atendeu crianças dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental de cindo escolas da Costa de Camaçari – três municipais e duas particulares.

Esta é a 25ª turma de formação em Camaçari. Com duração de cinco meses, as aulas foram ministradas por policiais militares da 59ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), de Vila de Abrantes. O objetivo é oferecer atividades educacionais voltadas à prevenção ao uso de drogas licitas e ilícitas e à violência, bem como estabelecer uma relação de confiança entre a Policia Militar, o cidadão e a família. Entre as ações do Proerd, estão palestras, atividades lúdicas e noções sobre cidadania.

Representando o prefeito Elinaldo Araújo, o vice-prefeito José Tude destacou a importância do PROERD para os jovens do município. “Mais uma turma de crianças e adolescente se formam. Desta vez, são 600 estudantes preparados para dizer não às drogas e à violência e, sobretudo, para multiplicar os conhecimentos adquiridos. Sabemos que o planejamento e a prevenção são o caminho para a construção de um mundo melhor para se viver”, enfatizou.

A secretária da Educação, Neurilene Martins, falou da parceria de sucesso entre o PROERD e a prefeitura, que, segundo ela, possibilita à escola complementar seu projeto pedagógico. “A filosofia do programa prevê o direcionamento de ações a toda comunidade escolar e, de forma especial, aos pais e responsáveis promovendo uma reflexão sobre a importância da família como ambiente primeiro da prevenção. Pode-se afirmar, ainda, que o programa tem se tornado instrumento fundamental para a integração das famílias no processo educacional, no qual o diálogo torna-se proposta prioritária para a melhoria da qualidade de vida de nossas crianças”, concluiu a titular da pasta.

Para o major Antônio Jorge de Oliveira Paraíso, comandante da 59ª CIPM, o PROERD consiste num esforço cooperativo da PM, escola e família, com a finalidade de preparar crianças e adolescentes para fazerem escolhas seguras e responsáveis na autocondução de suas vidas, a partir de um modelo de tomada de decisão. “Por meio de atividades educacionais em sala de aula, o policial militar devidamente capacitado fornece aos jovens as estratégias adequadas para tornarem-se bons cidadãos, resistir à oferta de drogas e ao apelo da violência. Com ações direcionadas a toda a comunidade escolar e aos pais/responsáveis, o programa também promove a inclusão da família no processo educacional e de prevenção”, destacou.

Como parte da formação, os alunos participaram de um concurso de redação expressando o que aprenderam. Com o tema “Resistindo às drogas e à violência”, as cinco melhores produções foram premiadas com bicicletas. Os estudantes contemplados e as respectivas escolas são: Escola Municipal Giltônia Pereira de Souza (Arembepe), Islana Ferreira dos Santos, 5º ano; Escola Municipal Eliza Dias de Azevedo (Vila de Abrantes), Tais da Silva Santos, 5º ano; Centro Educacional Marquês de Abrantes (Vila de Abrantes), Henry Alves de Souza, 6º ano; Centro Educacional Antônio Figueiredo (Arembepe), Laura Souza Bonfim, 5º ano; e Escola Educacional Donoso Coelho (Arempebe), Michaeli de Jesus Alves, 5º ano.

Em Camaçari, o PROERD já atendeu mais de seis mil crianças, ao longo dos 11 anos de atuação. O programa, criado nos Estados Unidos, é de atuação internacional, está presente nos 50 estados americanos, e em 58 países. No Brasil, chegou em 1992 através da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, sendo que desde 2002 se encontra em todos os estados brasileiros.

Além dos pais e responsáveis pelos alunos, ainda estiveram presentes na solenidade representantes das escolas participantes e o vereador Vaninho Lima, membro da comissão de Educação e Assistência Social da Câmara de Vereadores.



Autor: PROERD Forma estudantes da Costa Camaçari

Galeria de Fotos








Obtido em 16/06/2019 às 00:06:21
Prefeitura de Camaçari: Rua Francisco Drumond, S/N, Centro Administrativo. CEP. 42.800-000
Camaçari - Bahia - Brasil - Tel +55 71 3621 6666 - www.camcari.ba.gov.br
© 2019 Prefeitura Municipal de Camaçari - Desenvolvimento - Secad/CCTGI/GEPRO