Senha:

Mais Educação é ampliado em Camaçari

Agnaldo Silva

Mais de 3.400 alunos ficam em tempo integral na escola

Camaçari conta com 3.474 alunos beneficiados pelo projeto Mais Educação. A perspectiva é de que em 2010, o quantitativo de atendidos duplique por conta do aumento de escolas credenciadas, que passa de 28 para 36. A seleção das novas escolas foi feita pelo Ministério da Educação (MEC).

No próximo ano, as escolas que declararem no censo escolar que funcionam em tempo integral, vão receber um acréscimo nos recursos do Fundo da Educação Básica (Fundeb). O valor é de 25% a mais, para cada aluno, direcionado ao custeio das atividades.

O Mais Educação é responsável pelo plano de desenvolvimento da educação em tempo integral nas escolas públicas do país. Este ano, 28 escolas do Município fizeram parte do projeto. Os alunos foram beneficiados com atividades no turno oposto ao de estudo.

Capoeira, acompanhamento pedagógico, letramento e matemática, teatro, entre outras atividades, foram desenvolvidas nas escolas de Camaçari. O programa é uma das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PED), que atua com três focos: ampliar o tempo de permanência na escola, aumentar o espaço utilizado nas comunidades para educação e trazer mais atores sociais para dentro das unidades escolares.

De acordo com o coordenador do programa em Camaçari, Durval Machado, a ampliação da jornada escolar tem como objetivo melhorar o rendimento do aluno e aproveitamento do tempo de permanência na escola. Os resultados dos primeiros meses do programa ainda não foram sistematizados. Mas, segundo ele, certamente reduzirá a violência, evasão, reprovação e distorções de idade-série.

Implantado em outubro último, o Mais Educação já tem boas avaliações. Para a diretora da Escola Cosme de Farias, no Phoc 1, o projeto é inovador. Ela acredita que o programa muda à realidade do ensino público, amplia novas formas de aprendizado e oferece alimentação. As crianças passam o dia aprendendo de forma diferenciada e os pais, ficam despreocupados, pois sabem que as crianças estão progredindo.

Com a iniciativa, a Prefeitura, através da Secretaria de Educação (Seduc), cumpre o convênio assinado junto ao MEC - Todos pela Educação, que implanta o Mais Educação nas escolas municipais.

Thais Tosta

� 2014 Prefeitura Municipal de Camaçari - Desenvolvimento - Secad/CCTGI/GEPRO