Mais Educao ampliado em Camaari

Agnaldo Silva

Mais de 3.400 alunos ficam em tempo integral na escola

Camaari conta com 3.474 alunos beneficiados pelo projeto Mais Educao. A perspectiva de que em 2010, o quantitativo de atendidos duplique por conta do aumento de escolas credenciadas, que passa de 28 para 36. A seleo das novas escolas foi feita pelo Ministrio da Educao (MEC).

No prximo ano, as escolas que declararem no censo escolar que funcionam em tempo integral, vo receber um acrscimo nos recursos do Fundo da Educao Bsica (Fundeb). O valor de 25% a mais, para cada aluno, direcionado ao custeio das atividades.

O Mais Educao responsvel pelo plano de desenvolvimento da educao em tempo integral nas escolas pblicas do pas. Este ano, 28 escolas do Municpio fizeram parte do projeto. Os alunos foram beneficiados com atividades no turno oposto ao de estudo.

Capoeira, acompanhamento pedaggico, letramento e matemtica, teatro, entre outras atividades, foram desenvolvidas nas escolas de Camaari. O programa uma das aes do Plano de Desenvolvimento da Educao (PED), que atua com trs focos: ampliar o tempo de permanncia na escola, aumentar o espao utilizado nas comunidades para educao e trazer mais atores sociais para dentro das unidades escolares.

De acordo com o coordenador do programa em Camaari, Durval Machado, a ampliao da jornada escolar tem como objetivo melhorar o rendimento do aluno e aproveitamento do tempo de permanncia na escola. Os resultados dos primeiros meses do programa ainda no foram sistematizados. Mas, segundo ele, certamente reduzir a violncia, evaso, reprovao e distores de idade-srie.

Implantado em outubro ltimo, o Mais Educao j tem boas avaliaes. Para a diretora da Escola Cosme de Farias, no Phoc 1, o projeto inovador. Ela acredita que o programa muda realidade do ensino pblico, amplia novas formas de aprendizado e oferece alimentao. As crianas passam o dia aprendendo de forma diferenciada e os pais, ficam despreocupados, pois sabem que as crianas esto progredindo.

Com a iniciativa, a Prefeitura, atravs da Secretaria de Educao (Seduc), cumpre o convnio assinado junto ao MEC - Todos pela Educao, que implanta o Mais Educao nas escolas municipais.

Thais Tosta

� 2014 Prefeitura Municipal de Cama�ari - Desenvolvimento - Secad/CCTGI/GEPRO